Top 10 times brasileiros com mais participações na Libertadores da América

Top 10 times brasileiros com mais participações na Libertadores da América

 

Com a definição dos times brasileiros que participarão da Libertadores 2021, decidimos criar uma lista com os 10 times brasileiro que mais participaram da competição.

1. São Paulo – 21 participações

Um dos brasileiros com mais participação na competição, o São Paulo Futebol Clube foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e refundado, após desavenças políticas que haviam levado o clube a um breve encerramento, em 16 de dezembro de 1935.

2. Palmeiras – 21 participações

Com 21 participações o atual Campeão do torneio, o Palmeiras foi fundado em  26 de agosto de 1914 no extinto Salão Alhambra, à época situado na antiga Rua Marechal Deodoro, nº 2 (região onde hoje situa-se a Praça da Sé), e na presença de 46 interessados (em sua maioria funcionários das Indústrias Matarazzo), foi fundado o Palestra Itália – a palavra Palestra, de origem grega, significa em tradução livre da língua italiana “academia ou escola onde se pratica atividades físicas”.


3. Grêmio – 21 participações

Com 21 participações o tricolor gaúcho(Grêmio), fundado em 15 de setembro de 1903 por Cândido Dias da Silva.

 

4. Cruzeiro – 17 participações

Com 17 participações, o Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921 por desportistas da comunidade italiana de Belo Horizonte como Societá Sportiva Palestra Itália. Anos mais tarde, passou a ter o nome como é conhecido mundialmente pela comunidade do futebol.

5. Flamengo – 17 participações

Com 17 participações, o Clube de Regatas do Flamengo é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Fundado no bairro de mesmo nome para disputas de remo em 17 de novembro de 1895.

6. Santos – 16 participações

O Santos conta com 16 participações no torneio em sua história, o clube foi fundado em  14 de abril de 1912, na sede do Clube Concórdia, na antiga rua do Rosário, 18 (hoje rua João Pessoa, 8/10). São considerados como sócios-fundadores todos os 39 participantes dessa reunião.

7. Corinthians – 15 participações

Com 15 participações, operários do Bairro do Bom Retiro (bairro popular da cidade de São Paulo) que se uniram para fundar um time de futebol, no dia 1 de setembro de 1910, o Sport Clube Corinthians Paulista.


8. Internacional – 14 participações

Com 14 participações o Internacional foi fundado em 4 de abril de 1909, pelos irmãos Poppe, com o objetivo de ser uma instituição democrática e sem preconceitos.[10] Tem como suas cores o vermelho e o branco e seus torcedores são conhecidos como colorados.

9. Atlético-MG – 11 participações

Com 11 participações o Atlético MG é o 9° clube com mais participações na Libertadores, o acontecimento que marcou o nascimento do Clube Atlético Mineiro se deu em 25 de março de 1908. Nessa data, um grupo de estudantes se reuniu no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, e criou aquele que se tornaria um dos maiores clubes do futebol mundial.


10. Vasco – 9 participações

Fechamos a lista com o Vasco, o time brasileiro soma em sua história 9 participações no torneio. Na virada do século XIX, o remo era o esporte soberano no Rio de Janeiro, a capital da república. No dia 21 de agosto de 1898, um grupo de 62 rapazes, na sua maioria, imigrantes portugueses, reunido numa sala da Sociedade Dramática Filhos de Talma, no bairro da Saúde, decidiu fundar uma associação dedicada à prática do remo. A ata de fundação começa com as seguintes palavras históricas:

“Aos 21 dias do mês de agosto de 1898, às 2:30 horas da tarde, reunidos na sala do prédio da Rua da Saúde número 293 os senhores constantes do livro de presenças, assumiu a presidência o Sr. Gaspar de Castro e depois de convidar para ocuparem as cadeiras de secretários os senhores Virgílio Carvalho do Amaral como primeiro e Henrique Ferreira como segundo, declarou que a presente reunião tinha o fito de fundar-se nesta Capital da República dos Estados Unidos do Brasil, uma associação com o título de Club de Regatas Vasco da Gama (…)”

Fontes:

https://www.lance.com.br/galerias/confira-o-ranking-dos-times-brasileiros-com-mais-participacoes-na-libertadores/#foto=1

http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2014/1/25/1930-e-1935-conheca-e-entenda-a-historia-do-tricolor

https://www.palmeiras.com.br/pt-br/linha-do-tempo/1914-1920-fundacao-do-palestra-italia-e-primeiro-titulo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%AAmio_Foot-Ball_Porto_Alegrense

https://www.cbf.com.br/a-cbf/informes/fala-federacao/cruzeiro-esporte-clube-completa-100-anos-de-fundacao

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Regatas_do_Flamengo

https://www.santosfc.com.br/clube/

https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/corinthians.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Club_Internacional

https://atletico.com.br/paginas/historia

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/11/01/local-de-fundacao-do-vasco-e-inaugurado-com-exposicao-sobre-inicio-do-clube.htm

https://www.netvasco.com.br/mauroprais/vasco/histor1.html

 

O que acharam da nossa Hiper Lista? 

Deixem seus comentários!

1 comment

  1. Pingback: 5 Técnicos que menos duraram no cargo - Hiper Listas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.