O Hiper Listas estreia com uma lista de 7 estreias da web!

Conheça nessa Hiper Lista de grandes estreia de alguns dos casos de maior sucesso da web mundial!

1 – O primeiro vídeo do YouTube

“Me at the zoo” foi o primeiro vídeo a ser publicado no YouTube, há mais de 15 anos e está no ar até hoje! Ele foi postado por um dos criadores da plataforma de vídeos que anos mais tarde seria comprada pelo Google:

2 – O primeiro site da internet

O primeiro site da internet surgiu no dia 30 de abril de 1993 e fazia parte do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). Ele foi hospedado no computador NeXT, de Berners-Lee. Ainda é possível acessar o site nesse link aqui.

Linha do tempo dos primórdios da web! (foto: reprodução)

3 – O primeiro site brasileiro

Os primeiros registros de domínios ou sites comerciais, só tiveram início no Brasil, em 1995.

O primeiro registro de um domínio comercial nacional, o “.com.br”, foi feito pela Cemig, a Companhia de Energética de Minas Gerais, em de 17 de agosto de 1995:

4 – A primeira imagem da web

A primeira imagem da história da web foi uma foto com quatro mulheres, as Les Horribles Cernettes. Silvano de Gennaro, um programador que trabalhou para a CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), escaneou a foto e enviou via FTP:

5 – O primeiro site adulto

É difícil provar definitivamente, mas acredita-se que o site sex.com, registrado em 1994 por Gary Kremen, seja o primeiro endereço pornô na internet. Curiosamente, Kremen não tinha intenção de torná-lo pornográfico. Kremen acabou vendendo o domínio por US$ 12 milhões.

Leia também: As 7 primeiras redes sociais do mundo!

6 – Primeira venda da web

Em 1994, foi criado o site NetMarket, por jovens formandos da universidade britânica LSE. Entre eles, o proeminente Daniel Kohn. E o primeiro produto a ser vendido foi um CD do cantor Sting, em 11 de agosto de 1994.No caso, o álbum era Ten Summoner’s Tales, de 1993.

7 – O primeiro site de buscas

O Wandex foi criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e foi o primeiro sistema a capturar os endereços das páginas (URLs), gerando a primeira base de dados de sites. Basicamente, tratava-se de um programa automatizado que acessava e percorria os sites seguindo os links presentes nas páginas.

O que você achou dessa hiper lista? Deixe nos comentários!

1 comment

  1. Pingback: O Brasileiro precisa ser estudado pela NASA? - Hiper Listas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *