9 curiosidades sobre o saudoso cineasta Mazzaropi

Nascido em 09 de abril de 1912, Amácio Mazzaropi morreu aos 69 anos deixando um legado de 32 filmes e uma legião de fãs. Conheça nessa hiperlista 9 curiosidades sobre esse ator, humorista, cantor e cineasta brasileiro:

1 – Ele também gravou discos

Além da filmografia extensa, Mazzaropi também quatro compactos em sua carreira. Os discos reuniam sucessos musicais de seus filmes

2 – Morte durante produção do seu 33º filme

Infelizmente, o cineasta faleceu vítima de câncer antes de completar seu trigésimo terceiro filme, chamado Maria Tomba Homem.

3 – Ele controlava a bilheteria pessoalmente 

Para ter certeza do número de pagantes e espectadores do filme, Mazzaropi implantou um contador manual nas bilheterias. Em alguns casos, ele próprio ficava na bilheteria antes de cada sessão.

4 – A família era contra

Como Mazzaropi insistia em ser artista, seu pai – que não concordava com a escolha do filho – o incentivou a ser artista plástico. O aprendizado não foi em vão, visto que o cineasta chegou a pintar cenários.

5 – Atuava antes mesmo de ser ator

Os pais do Mazzaropi o mandaram para Curitiba para trabalhar na loja de tecidos do avô paterno – como uma forma de tentar fazer com que ele desistisse da ideia de trabalhar com cinema. Mesmo como vendedor, Mazzaropi fazia poses atuava para conquistar a venda dos clientes na loja do avô.

6 – Seus filmes estreavam sempre em feriados

 Mazzaropi sempre planejava seus filmes para estrearem no dia do aniversário de São Paulo (SP), 25 de janeiro. Como era feriado, o cineasta aproveitava para lançar o filme num dia em que as pessoas poderiam ir ao cinema. No caso de algum filme já estivesse agendado para estrear nesse dia, ele reagendava para 07 de setembro. 

7 – Lugar certo na hora certa

Amácio Mazzaropi começou no teatro meio por acaso, quando o grande Oscarito teve um problema com uma das peças e precisaram de alguém para interpretar um dos papéis. Colocaram Mazzaropi. 

8 – Um acidente criou o andar característico do Jeca

Quando ainda estava no começo da carreira, Mazzaropi sofreu um acidente de carro que o deixou com algumas sequelas (muitas dores nas costas, por exemplo). Quando criou seu personagem, ele inventou um andar onde ele colocava as mãos nas costas. Ao mesmo tempo em que disfarçava uma deficiência, Mazzaropi acabou criando uma marca única. 

9 – Sua última entrevista

Em 1980, o artista participou do programa de Hebe Camargo, na Rede Bandeirantes. Essa foi a sua última entrevista:

Fontes

Amácio Mazzaropi

1 comment

  1. Pingback: 10 Casos desconhecidos - Hiper Listas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.