7 ótimos documentários para ver no Dia Nacional do Documentário Brasileiro

07 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, uma excelente oportunidade de você conhecer 7 ótimos documentários feitos aqui no nosso país!

Confira nessa hiperlista 7 dos melhores documentários brasileiros já produzidos:

1 – Amarelo – É Tudo pra Ontem

O documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem” é a nossa primeira indicação e é pra quem é fã (ou ainda não é) da obra do músico Emicida. A obra mostra como foi o o processo de criação do projeto AmarElo, show que abordou a história da cultura negra no Brasil.

Amarelo – É Tudo pra Ontem tá disponível na Netflix:

 

2 – Nem Tudo é Verdade (de Rogério Sganzerla, 1986)

Esse documentário mostra um relato fictício da passagem real de Orson Welles pelo Brasil, onde ele iria realizar um filme cultural chamado “It’s All True”(É Tudo Verdade). Só que Welles acabou se encantando pelo país e se esqueceu de concluir seu projeto.

O documentário tá inteirinho no YouTube:

 

3 – Ilha das Flores

Esse é um clássico nas escolas! Desde o seu lançamento, em 1989, esse documentário é utilizado por professores para falar sobre meio-ambiente e Economia. Nesse curta de ficção, o diretor Jorge Furtado consegue mostrar de uma forma inovadora para a época como a Economia causa a desigualdade social:

Em 2019, os locais onde o documentário foi filmado teve uma nova visita, que você pode assistir aqui!  

 

4 – Divinas divas (2016)

Estreando na direção, Leandra Leal entrevista drag queens e transformistas sobre as dificuldades de ser LGBT numa época de repressão.

 

5 – Cássia Eller (2014)

A vida da cantora brasileira Cássia Eller ganhou um documentário 3 anos após a sua morte. Um excelente trabalho que mostra tanto a sua vida quanto a sua obra musical, com entrevistas de amigos e pessoas que conviveram com ela:

 

6 – Pacto Brutal (2022)

Um dos mais impactante dos documentários já produzidos é o Pacto Brutal, que mostra detalhes do assassinato da atriz Daniella Perez. O crime, que foi cometido pelo parceiro de cena e sua mulher há 30 anos, chocou o Brasil e até hoje ainda causa indignação. Vale muito a pena assistir à esse documentário que conta com fotos, vídeos e depoimentos de pessoas envolvidas no caso:

 

7 – Lava Jato entre 4 paredes

O excelente canal do YouTube chamado Normose produziu um documentário e 4 episódios trazendo detalhes sobre a Operação Lava Jato, que se iniciou com a pretensão de se tornar a maior operação de combate à corrupção do mundo, mas que acabou se revelando só mais um amontoado de decisões judiciais suspeitas e prejuízo à Nação!

Mesmo que você acredite que a Lava Jato tenha feito algo de bom para o Brasil, assista a esse documentário, independente da sua inclinação política:  

 

E você, lembra de algum documentário bacana que a gente não colocou aqui nessa hiperlista? Deixe aí nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.