17 de Março – Aniversário de Aracaju
No dia 17 de março de 1855, era fundada a capital do estado de Sergipe: Aracaju.
O nome tem origem tupi e significa Cajueiro dos Papagaios. A lei que criou a capital também elevou o antigo povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de município.
A localidade foi escolhida como sede administrativa de Sergipe pelo presidente da Província, Inácio Joaquim Barbosa, e foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil. Seu desenho lembra um tabuleiro de xadrez.
No próximo dia 17, Aracaju completara 166 anos, vamos ver algumas curiosidades da cidade:
1. O melhor amendoim é de Aracaju
As pessoas que vão para Aracaju costumam dizer que o melhor amendoim é de lá, portanto se forem para lá algum dia ou já foi, não deixem de comentar aqui.
2. Mangaba
Sergipe é o maior produtor de mangaba, portanto lá você vai conhecer essa fruta nas mais variadas formas, fora que são muito boas para cabelo, pele e unhas.
3. Dialeto sergipano
Dizem que o dialeto do povo sergipano é único, lá usam expressões como :
-“eita pega”, “pegar o beco”, “picar a mula”, “gota serena”, entre outras.
4. Praias
Com um ecossistema rico e diversificado, Aracaju possui belas praias, veja abaixo 2 praias que devem visitar ao ir para Aracaju.
-
Praia do Refúgio
-
Praia do Mosqueiro
Antes que eu me esqueça, parabéns Aracaju pelos seus 166 anos!!
Fontes:
https://blogdeclara.com/11-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-aracaju/
https://www.viajali.com.br/aracaju/
https://go.hurb.com/4-praias-imperdiveis-em-aracaju/
Gostaram da nossa Hiper Lista? Deixem seus comentários!
Pingback: 10 Pratos Nordestinos - Hiper Listas