12 de Março – Dia Mundial Contra a Cibercensura
O Dia Mundial contra a Cibercensura é comemorado anualmente no dia 12 de março em todo o mundo, foi criado por iniciativa da ONG “Reporters Without Borders” – Repórteres sem Fronteiras, uma instituição fundada em 1985 na França, por Robert Ménard, Rony Brauman e Jean-Claude Guillebaud.
A data foi celebrada pela primeira vez em 2009.
Pouco mais da metade da população mundial tem acesso integral à internet — 51,7%, segundo dados do Internet World Stats. No Brasil, esse índice chega a 54,2%, com dados atualizados em 30 de junho de 2017. Mas existem países onde a internet quase não tem alcance. Dos 10 países menos conectados do mundo, oito estão na África, o continente onde a população tem menos acesso à rede mundial de computadores, com 16,6% da população.
Criamos uma lista com 10 países que mais tem difícil acesso à internet.
1. Eritreia

País menos conectado, com apenas 1% da população.
2. Timor-Leste

1,1% da população.
3. Myanmar

2,1% da população.
4. Níger

2,4% da população.
5. Chade

3,3% da população.
6. República Democrática do Congo

3,8% da população.
7. República Centro Africana

4,1% da população.
8. Etiópia

4,4% da população.
9. Saara Ocidental

4,6% da população conectada.
10. Guiné-Bissau

4,8% da população.
Além desses países, há outros que tem acesso a internet mais a população sofrem limitações de acessos, exemplo na China, só é possível visitar sites que tenham um servidor localizado dentro do país. Mas além da China, há outros países onde o acesso à Internet não é totalmente livre, como o Irã, Egito, Mianmar, Bielorrússia, Síria, Cuba, Uzbequistão, Vietnã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Paquistão, Bahrein, Sudão, Gâmbia, Tailândia, Rússia e Cazaquistão.
Fontes:
https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-contra-a-cibercensura/
Gostaram da nossa Hiper Lista? Deixem seus comentários!