10 Pratos Nordestinos

10 Pratos Nordestinos

 

A comida nordestina possui um vasto cardápio, por isso vamos listar hoje 10 pratos tipicamente nordestinos.

1 – Acarajé

O Acarajé foi introduzido no Brasil, em específico na Bahia através dos escravos de etnia nagô, o prato é um bolinho de feijão frito no azeite de dendê.

2 – Cuscuz

Uma comida muito requisitada entre os Árabes, o cuscuz foi introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses por volta do século XV.


3 – Mugunzá

Acredita-se que o prato foi trazido para o Brasil através dos escravos africanos, o prato se popularizou de norte a sul do país. Porém o mugunzá salgado é típico do nordeste brasileiro.


4 – Baião de dois

O Baião de dois é uma comida típica do nordeste brasileiro, oriunda do Ceará. Os cearenses pegaram o arroz, o feijão, misturaram com carne seca e queijo coalho, assim nascendo o baião de dois.


5 – Vatapá

O vatapá é um prato de influência africana, trazido por volta do século XVI pelos escravos. Com o passar do tempo o prato foi sofrendo modificações tornando-se típico da culinária brasileira, em especial do nordeste.

Leia também: Aniversário de Aracaju

6 – Buchada de Bode

A buchada é um prato típico da culinária do nordeste brasileiro, oriundo do Maranhão.

 

7 –  Tapioca

A tapioca é um prato típico do nordeste do Brasil, oriundo da cidade de Olinda, lá inventaram a tapioca  como conhecemos hoje.


8 – Carne seca

A carne seca é típica do nordeste brasileiro, leva esse nome porque antigamente a carne era exposta ao sol e salgada para mantê-la conservada.

9 – Arrumadinho

Arrumadinho é um prato típico do estado de Pernambuco, o nome  tem essa origem pelo modo que é preparado, os ingredientes um ao lado do outro.


10 – Caruru

O caruru é um dos pratos típicos da culinária baiana, a origem do prato é da África.

Fontes:

Gostaram da nossa Hiper Lista? Deixem seus comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *