10 de julho: Comemore o Dia da Pizza com 10 curiosidades sobre essa delícia

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza. Instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985, a data passou a fazer parte do calendário após um concurso estadual em São Paulo para eleger as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita. 

Para celebrar esse dia, separamos nessa hiperlista 10 curiosidades sobre a pizza.

1 – 40 mil pizzarias no Brasil 

Segundo estimativas da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem atualmente pouco mais de 40 mil pizzarias, formais e informais, no país.

A pesquisa também descobriu que os sabores de pizza preferidos entre os brasileiros são as calabresa e a de mussarela.

 

2 – segundo maior mercado do mundo

O Brasil só perde para os Estados Unidos em quem come mais pizza no mundo! Estima-se que o brasileiro consome uma média de 1,7 milhão de pizzas diariamente!

O Brasil só perde para os EUA em consumo de pizza! (foto: Reprodução/YouTube)

 

3 – Origem incerta

A pizza como conhecemos – com molho de tomate, queijo etc. – parece ter surgido na Itália no século XVI, mas há relatos que ela possa ter surgido bem antes de Cristo. 

Historiadores descobriram que por volta do século VI a.C, soldados já assavam pães arredondados em seus escudos.

Quanto à primeira pizzaria do mundo, ela existe até hoje em Nápoles, na Itália. A Antica Pizzeria Port’Alba foi fundada em 1830.

No Brasil, a primeira pizzaria foi a a cantina Santa Genoveva, aberta em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo – SP. Infelizmente, a cantina já não existe mais.

A primeira pizzaria do mundo funciona até hoje em Nápoles, na Itália. A Antica Pizzeria Port’Alba foi fundada em 1830. (foto: Reprodução)

 

4 – Tomate só no século XVI 

Foi somente no século XVI que o molho de tomate foi incorporado à pizza, pois foi nessa época que a fruta ele se popularizou na Europa.

 

5 – A pizza não era um alimento da nobreza

Antigamente, a pizza era um alimento consumido por plebeus. Foi com a ajuda do chef italiano Raffaele Sposito é que a pizza passou a fazer parte da mesa entre os nobres.

Raffaele foi o criador da pizza Margherita, em homenagem à rainha Margherita di Savoia. 

6 – a palavra pizza tem mais de 1000 anos

O primeiro registro escrito da palavra “pizza” é datada de 997 DC. Ela vem do latim “pinsa”, do verbo “pinsare”, que significa “achatar”.

7 – Uma pizza já foi entregue no espaço

Em 2001, a Pizza Hut entregou uma pizza de salame de 6 polegadas na Estação Espacial Internacional. O custo da operação foi de mais de 1 milhão de dólares e o cosmonauta russo Yuri Usachov teve a honra de ser a primeira pessoa a receber uma entrega de pizza em órbita.

 

8 – a mesma palavra no mundo todo

“Pizza” é “pizza” em todo o planeta! A palavra Pizza tem o mesmo significado em qualquer idioma ou dialeto no mundo!

 

9 – A pizza mais cara

O pizzaiolo italiano Renato Viola criou a pizza mais cara do mundo, chamada de Bom Gosto Louis XIII. Coberta com lagosta, mussarela de búfala, três tipos de caviar, squilla mantis (um camarão mediterrâneo) e sal australiano rosa, a pizza custa quase 9.000 euros!

 

10 – a maior pizza do mundo

Batizada de “Ottavia”, a maior pizza do mundo foi feita na Itália, no dia 13 de dezembro de 2012, e foi parar no livro Guinness World Records.

 

A pizza de 40 metros também era 100% sem glúten e foi feita para espalhar a conscientização sobre escolhas alimentares saudáveis.

 

Curiosidade bônus: Existem 570 livros em português sobre pizza na Amazon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *